Arquitetura Conheça a história dos mais belos monumentos do mundo

Conheça a história dos mais belos monumentos do mundo


Viajar para um país e não conhecer um pouco da sua história não pode ser considerada uma viagem propriamente dita. É certo que os grandes monumentos, os centros históricos, sítios arqueológicos, templos, entre outros, são maravilhosos ao olhar e rendem belas fotos, porém muitas vezes não sabemos o seu verdadeiro significado ou seu histórico cultural.

Para você acertar na próxima viagem, confira algumas dicas e conheça a história dos mais belos monumentos do mundo:

pantheon-roma

PANTHEON

Localização: Piazza della Rotonda, Roma – Itália
Construído em: 118 – 128 d.C.
Tipo de Estrutura: Templo Religioso
Visitação: Entrada livre
Roteiros: Roma

Situado no coração de Roma, o Pantheon é seu monumento mais bem preservado. Foi reconstruído pelo Imperador Adriano entre 118 e 128 d.C., após um incêndio em 25 d.C. que deixou poucos vestígios da construção original. Construído para ser um templo sagrado público de todos os deuses romanos, hoje tem sido utilizado como uma igreja, dedicada à Santa Maria e os Mártires.

stonehenge-reino-unido

STONEHENGE

Localização: Salisburry – Inglaterra
Construído em: 3100 a.C.
Tipo de Estrutura: Monumento Pré-histórico
Visitação: Paga e com limite de horário (consulte)
Roteiros: Reino Unido

Um dos monumentos mais enigmáticos da história, o Stonehenge é uma estrutura formada por círculos concêntricos de pedras que chegam a ter cinco metros de altura e a pesar quase cinquenta toneladas! Até hoje não se sabe qual era sua finalidade, mas existem especulações, como local de rituais Druidas, cerimônias em homenagem ao sol ou portal para seres de outros planetas.

angkor-wat

ANGKOR WAT

Localização: Siem, Reap – Camboja
Construído em: aproximadamente 1150 d.C.
Tipo de Estrutura: Templo Religioso
Visitação: Paga e com limite de horário (consulte)
Roteiros: Camboja

Escondida na selva do Camboja, Angkor Wat faz parte de um extenso complexo de templos. Em 1860, no entanto, Angkor Wat era conhecida apenas por monges e moradores da região. Eles nem imaginavam que esse grande templo havia sido cercado, um dia, por uma cidade com quase um milhão de habitantes.

templo-bangkok

GRANDE PALÁCIO E WAT PHRA KAEW

Localização: Bangcoc – Tailândia
Construído em: século XVIII
Tipo de Estrutura: Complexo Religioso
Visitação: Entrada livre
Roteiros: Bangcoc

Numa área de 945 mil m², este complexo religioso é a maior atração de Bangcoc e foi a antiga residência da família real tailandesa. Entretanto, é o imponente templo sagrado Wat Phra Kaew que chama a atenção graças ao Buda de Esmeralda. Rico em detalhes, cores e riquezas, a estátua sagrada do Buda foi esculpida em um enorme bloco de jade. Fotos são proibidas dentro do templo, assim como entrar de roupas curtas e com calçados.

petra-jordania

PETRA

Localização: Petra, Jordânia
Construído em: 312 a.C.
Tipo de Estrutura: Cidade Arqueológica
Visitação: Paga
Roteiros: Petra

Uma das Maravilhas do Mundo Moderno, Petra (a cidade rosa) fica a 3 horas da capital Amã e é uma vasta cidade esculpida na própria face rochosa pelos Nabateus, tribo nômade árabe. Petra fazia parte da rota de caravanas que importavam especiarias do Oriente Médio, porém, após séculos, acabou sendo esquecida até ser redescoberta em 1812.

mesquita-abudhabi

GRANDE MESQUITA SHEIKH ZAYED

Localização: Abu Dhabi, Emirados Árabes
Construído em: 1996 – 2007
Tipo de Estrutura: Templo Religioso
Visitação: Entrada livre
Roteiros: Abu Dhabi

Esta maravilha da arquitetura islâmica, feita toda em mármore branco e ouro, é a terceira maior mesquita do mundo, com capacidade para 40 mil fiéis. Seu nome foi dado em homenagem a Sheikh Zayed Bin Sultan Al Nahyan, fundador dos Emirados, que se encontra enterrado no pátio externo da mesquita. Suas reluzentes 80 cúpulas brancas e seus 4 minaretes podem ser vislumbradas já na entrada de Abu Dhabi.

chichen-itza

CHICHEN ITZÁ

Localização: Yucatan, México
Construído em: 435 – 455 a.C.
Tipo de Estrutura: Cidade Arqueológica
Visitação: Paga e com limite de horário (consulte)
Roteiros: Riviera Maya

Outra (Nova) Maravilha do Mundo, Chichen Itzá é o mais famoso sítio arqueológico maia do México, abrangendo uma área de 6,5 km². É em sua zona central que encontramos a Pirâmide de Kukulkán (uma enorme pedra de 25 metros que mostra o calendário maia), o Jogo de Bola, plataformas e templos. Em Chichen Itzá também é possível conhecer os cenotes, uma espécie de gruta subterrânea onde acredita-se ter sido utilizado para rituais e fins comerciais.

moai-ilha-pascoa

AHU TONGARIKI

Localização: Ilha de Páscoa, Chile
Construído em: 1200 – 1500 d.C
Tipo de Estrutura: Estátuas
Visitação: Entrada livre
Roteiros: Chile

Esta pequena ilha da polinésia é conhecida pelas centenas de estátuas de moais, principalmente a Ahu Tongariki, um altar com 15 moais de costas para praia. A forma como estes moais eram carregados ainda é um mistério, já que chegam a pesar 80 toneladas.
Na década de 60, um forte tsunami arrasou a ilha, arrastando os moais de sua formação original e, com apoio do governo japonês, a restauração começou em meados dos anos 90.