América América Latina: conheça os destinos que estão em alta

América Latina: conheça os destinos que estão em alta

Cada vez mais turistas têm investido nos destinos da América Latina, seja pela gastronomia, cultura, ou geografia, sempre há alguns destes quesitos que tornam determinado lugar o ponto de escolha.

Pensando sobre este assunto, selecionamos alguns países americanos que estão entre os itinerários mais procurados. Conheça um pouco sobre cada um deles e descubra qual combina mais com seu perfil:

Peru

 

Paisagem / Clima
Este país mostra-se muito diversificado, tanto em seu clima, quanto suas paisagens, sendo assim é dividido em três grandes regiões:

– Selva: Território com vegetação tropical e em parte situado na Floresta Amazônica, detém as maiores reservas naturais do Peru, possuindo clima úmido e tropical, com alta precipitação.

– Serra: Região delineada pela Cordilheira dos Andes, a 6768 metros acima do nível do mar, no Cume do Nevado Huascarán. O clima é seco e temperado, ocorrendo demasiada oscilação de temperatura no decorrer de um único dia, podendo a tarde e de manhã chegar aos 24°C e durante a noite -3°C.

– Costa: Com temperatura quente e alto nível de umidade, no período do verão a temperatura atinge aproximadamente 30°C. Sua parte norte detém curto ciclo de chuvas nos meses de novembro e dezembro, já a costa sul e central, são fortemente caracterizadas pelo inverno (entre abril a março) e verão (novembro a março).

Culinária
Os pratos típicos do Peru são especialmente caracterizados por sua pluralidade de aromas e sabores, fortemente representados por elementos como, pimentas de variados tipos e ardor, batata doce, milho, arroz e diversas opções de pescados. Dentre suas iguarias, as favoritas dos turistas são:

– Ceviche: considerado por alguns afrodisíaco, tem como carro-chefe o Linguado cortado em cubos, marinado em limão peruano, cebola roxa, ají (pimenta) e sal a gosto, tendo como acompanhamento batata doce e milho.

– Ají de Frango: é um prato simples, porém rico em sabor, feito de frango desfiado, preparado com leite, pão, creme de ají amarelo e outros condimentos, dando-o textura cremosa. É servido com batatas, azeitonas e ovos.

 

Panamá

Paisagem / Clima
Com rica biodiversidade, as terras panamenhas possuem mais de 1.200 variedades de orquídeas e 10.444 outros tipos de plantas, contando também com aproximadamente 972 espécies de aves. Além do admirável ecossistema, suas praias são alguns dos pontos turísticos mais procurados.

De clima tropical, a temperatura local é entre 25°C e 32°C, podendo ser divido em: costa ao longo do Mar do Caribe que segue ao longo do Mar do Caribe, sendo demasiadamente chuvosa no decorrer de todo o ano; e a costa ao longo do Oceano Pacífico que, entre janeiro e abril, tem clima mais seco.

Culinária
Numa saborosa junção de traços das cozinhas espanholas e africanas, idem a de seus nativos, a gastronomia do Panamá também inclui em seus pratos peixes e mariscos, milho, banana e arroz. Alguns de seus destaques culinários são:

– Sancocho: Uma espécie de sopa com diferentes tipos de carne, preparada junto com legumes, tubérculos e temperos, servida com uma espiga de milho cozida.

– Arepa: Muito comum na mesa de café da manhã panamenha, a Arepa, é uma massa frita feita de milho, facilmente encontrada nos restaurantes.

– Patacones: Rodelas de banana da terra verde frita, sendo servidos sozinhos ou como acompanhamento de mariscos, arroz ou carne.

 

Cuba

Paisagem / Clima
A extensão cubana é formada por um conjunto de ilhas e ilhotas e, ao sudeste possuindo área montanhosa, além de rica diversidade ecológica.

Com clima tropical, o arquipélago é dividido em duas temporadas: a estação de seca, que ocorre entre novembro e abril, com média de 18°C a 26°C; e a temporada de chuvas, de maio a outubro, com temperaturas de 22°C a 31°C.

Culinária
Assim como seus países vizinhos, a típica gastronomia cubana é fortemente influenciada pela cultura espanhola e africana, com traços de outros povos imigrantes, como também de seus nativos. Alguns de seus pratos mais representativos são:

– Conjgrís: Este prato consiste numa mistura saborosa de feijões vermelhos levados ao cozimento junto com arroz e carne (porco/ frango ou peixes), do mesmo modo denominado como Mouros e Cristões, simbolizando claramente o período colonial de Cuba.

– Ajico: É uma espécie de sopa a base de três tipos de batata, preparada com pedaços de frango e, em algumas receitas, leva em seu preparo guasca, uma erva popular entre os cubanos. Ao servir a sopa são acrescentados o creme de leite, alcaparras e abacates, além de grandes pedaços de espiga de milho.

– Mojito: O Mojito é uma bebida muito refrescante, preparada com rum, limão, hortelã e refrigerante cítrico, drink muito apreciado pelos turistas.

 

México

Paisagem / Clima
Além de montanhas localizadas na parte central do país e de suas planícies costeiras acerca do mar, o México também possui um dos maiores vulcões da América do Norte.

A temperatura da zona mexicana possui algumas divergências de acordo com a região, sendo mais elevada na parte costeira e mais fria na área das montanhas. Com calor mais acentuado entre maio e setembro e o oposto entre outubro e abril, a média tem variações entre 25°C a 30°C.

Culinária
As especiarias características do México carregam a cultura e os costumes de seus antigos povos, bem como os hábitos culinários de seus colonizadores, em fusão com tempero e ervas típicas do país, dão a sua gastronomia sabores e sensações incomparáveis, muitas delas já bem conhecidas pelo mundo. Veja algumas:

– Conchita Pibil: O prato é composto por carne de porco, bem temperada com condimentos, laranja, cebola roxa e molho achiote e é cozido no forno da terra.

– Feijão Mexicano: Uma saborosa mistura de feijão, condimentos variados, carne moída e bacon, com toque apimentado, é uma receita muito comum entre os mexicanos.

– Empanadas (Pastel Mexicano) : Esta sobremesa consiste em um pastel de forno, recheado com geleia de frutas e coberto com canela depois de assado.

 

Sem dúvidas, estes lugares são repletos de particularidades. Conheça roteiros destes destinos.